Um morador de Pato Bragado procurou o destacamento da Polícia Militar nesta semana para registrar um boletim de ocorrência após ter sido vítima de um golpe aplicado por meio do aplicativo WhatsApp.
Segundo relato da vítima, tudo começou por volta das 11h29 da última quarta-feira (2), quando ele recebeu uma mensagem de uma pessoa que se identificou como advogado. Na conversa, o suposto profissional informou que a vítima havia vencido uma causa na Justiça e que os trâmites para o recebimento dos valores já estavam sendo iniciados.
Na sequência, o suposto advogado afirmou que um assessor entraria em contato. Minutos depois, outro número enviou mensagem solicitando os dados bancários da vítima. Após fornecer as informações, a vítima foi orientada a baixar um aplicativo por meio de um link enviado pelo golpista. A instalação foi feita, e todas as instruções foram seguidas.
No entanto, nenhum valor foi creditado na conta bancária, e no dia seguinte, ao tentar pagar uma conta, a vítima percebeu que o saldo havia sido zerado. Ao consultar o extrato, constatou que uma compra parcelada em três vezes foi realizada sem sua autorização, cada parcela no valor de R$ 1.709,00 — totalizando um prejuízo superior a R$ 5 mil.
O caso foi registrado como estelionato e agora será investigado pelas autoridades. A orientação é para que a população redobre a atenção com mensagens recebidas por aplicativos de conversa, especialmente aquelas que envolvem promessas de dinheiro ou solicitações de dados bancários.