Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Morre aos 88 anos em Toledo, Pedrinho Furlan
Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná
Por Blog Viver Toledo | Postado em: 11/09/2022 - 08:20

Publicidade Publicidade Publicidade

Quis o destino que acontecesse em um momento festivo de Toledo, com a realização da Festa Nacional do Porco no Rolete, da qual foi um dos maiores incentivadores. Faleceu na madrugada deste domingo (11), o empresário Pedrinho Furlan, que em novembro completaria 89 anos de idade. Ele enfrentou alguns internamentos nos últimos tempos, devido a problemas de saúde decorrentes da idade e acentuados depois que contraiu dengue há alguns meses.

Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportivas da comunidade, sendo o principal responsável pelo sucesso nacional e internacional alcançado pela Ginástica Rítmica de Toledo por ter viabilizado com o seu trabalho as condições para o desenvolvimento do esporte.

Pedrinho Furlan deixa a esposa, Moema, e os filhos Alexandre, Pedro, Paulo Sérgio, Neusa Carmen "Neneca", Flávio e João Batista "Tita".

Nascido em 22 de novembro de 1933, em São Pedro do Pontão, Tupanciretã-RS, formou-se em Direito pela USP, em São Paulo.

Na década de 1960, a convite do fundador da Sadia, Attilio Fontana, logo após a aquisição do Frigorífico Pioneiro, ele chegou a Toledo, a cidade do seu coração, onde atuou na empresa até mesmo depois da aposentadoria, como assessor especial da presidência. Na empresa teve papel importante na difusão e estruturação da suinocultura e avicultura regional. Foi o primeiro presidente da Agência de Fomento do Paraná.

Anita Klemann

Sob forte comoção, a técnica de GR Anita Klemann disse ao Viver Toledo que estava muito triste, uma vez que Pedrinho Furlan e a esposa Moema foram como pais para ela. "Eles me ensinaram muito e me orientaram sempre para fazer tudo da maneira correta e com sabedoria".

Para Anita, o esporte brasileiro perdeu um grande incentivador: "Ele sempre estava ao nosso lado e dizia: ‘vocês podem, vocês conseguem’. Era um motivador, apaixonado pela modalidade que nos acompanhava no dia a dia do trabalho e nas competições.

Homenagens

Dentre as inúmeras homenagens que recebeu, Pedrinho Furlan é cidadão honorário de Toledo. Em 2009, foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Confederação Nacional da Indústria, ao lado de outros dois expoentes do estado, Ágide Meneguette e Oriovisto Guimarães.

Em 2017, em evento no Teatro Municipal de Toledo, com a presença de autoridades, familiares, atletas e crianças beneficiadas, foi lançado o projeto Pedrinho Furlan de incentivo ao esporte e à educação. O projeto foi uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer para a formação de crianças e descoberta de novos talentos nas modalidades de ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa.

Nessa e em várias oportunidades ele relatou que o seu envolvimento com a Ginástica Rítmica surgiu quando uma de suas netas começou a praticar a modalidade, e foi procurado pela técnica Anita Klemann para viabilizar um espaço para os treinos das crianças. Ele se encantou com o projeto e começou a apoiar. Teve participação decisiva no patrocínio da Sadia ao projeto, entre outros parceiros, como o Sesi, cujo ginásio de esportes tornou-se um dos melhores centros de treinamento de GR do país.

A modalidade cresceu e se consolidou, ganhou espaço exclusivo no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen e somou a conquista de inúmeros títulos nacionais e internacionais por suas atletas, incluindo medalhas pan-americanas e sul-americanas, bem como a participação de atletas da equipe em Olimpíadas.

Ele dizia que o esporte é fundamental na formação das pessoas, tanto para o desenvolvimento físico como cognitivo e social, contribuindo para a formação de seres humanos melhores, mais responsáveis e disciplinados.

O velório de Pedrinho Furlan será realizado no Salão Social da Catedral Cristo Rei, a partir das 13h30. O sepultamento será realizado às 10h, no Cemitério Cristo Rei, precedido de missa de corpo presente, às 9 h.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Jan às 11:42
A situação mobilizou diversas equipes de emergência
Cotidiano 28 Jan às 10:49
Em qualquer situação de emergência, a população deve acionar imediatamente o telefone 193
Cotidiano 28 Jan às 09:32
Lojas ajustam funcionamento entre janeiro e fevereiro para facilitar a compra de materiais escolares
Cotidiano 27 Jan às 15:35
Atividade no Lago Municipal acontece nesta quarta-feira, às 18h30.
Cotidiano 27 Jan às 15:00
A carga horária é de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento