Curitiba confirmou na manhã desta segunda-feira (6) a primeira morte pelo coronavírus. É uma mulher de 56 anos que estava internada desde o dia 29 de março e faleceu na madrugada desta segunda-feira (5). Segundo a secretária municipal de saúde, Marcia Huçulak, a vítima esteve em São Paulo recentemente para visitar parentes e tinha várias comorbidades como diabete, anemia e gastrite.
A diretora Marion Burger informou que a mulher estava em estado grave. “Esta mulher estava internada em estado gravíssimo, entubada, com complicações em razão também de várias comorbidades. Era diabética, tinha gastrite e estava anêmica. Esta mulher procurou a UPA na manhã do dia 29 e imediatamente foi internada em um hospital público. A família relatou que ela teve os primeiros sintomas dias antes, mas só procurou a unidade de saúde quando sentiu falta de ar”, afirmou a médica em entrevista coletiva.
A Banda B apurou que a mulher foi até São Paulo em razão de um casamento, morava no bairro Xaxim, em Curitiba e estava internada no Hospital do Trabalhador.
A família está em isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria da Saúde.
De acordo com o último boletim epidemiológico Curitiba tem 162 casos confirmados da doença e tinha, até então, 12 pacientes internados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave.
Entre os pacientes graves estão uma técnica em enfermagem e o médico dr. Jamal, que permanece internado.
A secretária Huçulak garantiu que, no momento, não está faltando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de saúde. “Não estão faltando EPIs neste momento em Curitiba, mas a compra está bastante difícil (…) Estamos começando a subir a montanha (da curva da Covid-19) e vamos precisar de muitos equipamentos ainda”.