Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Núcleo Regional de Educação de Toledo realiza encontro formativo com as Secretarias Municipais de Educação
A formação tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, com o foco na garantia da alfabetização de estudantes na idade certa.
Por Assessoria de Comunicação do NRE | Postado em: 04/10/2023 - 10:11

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O NRE (Núcleo Regional de Educação) de Toledo realizou formação com as Secretarias Municipais de Educação dos 16 municípios que compõem o NRE.

A formação tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, com o foco na garantia da alfabetização de estudantes na idade certa.

Durante o mês de setembro, a técnica pedagógica responsável pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios do NRE Toledo, Ili Bündchen, realizou, de forma presencial, a formação. Foi um momento de reflexão e análise de dados da Avaliação Formativa de Fluência Leitora para gestão dos resultados pelos municípios e elaboração de ações a serem desenvolvidas nas escolas municipais, com o objetivo de melhorar a fluência leitora dos estudantes em fase de alfabetização.

A avaliação de Fluência Leitora é aplicada por intermédio da Secretaria do Estado da Educação (SEED)em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), aos estudantes matriculados nas turmas de segundos anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

Ela acontece em três etapas, sendo a primeira Diagnóstica, aplicada no início do ano letivo, a segunda Formativa, aplicada ao final do 1º semestre e a terceira Somativa, que ainda será aplicada em meados de Novembro.

A ação é parte do programa Educa Juntos, da Secretaria de Estado da Educação, que prevê uma série de medidas para colaboração entre a rede estadual e as municipais, dentre elas o investimento de cerca de 59 milhões de reais no programa Alfabetiza Juntos, que visa a alfabetização da criança na idade certa; a formação continuada aos professores da rede municipal de ensino, por meio do programa Formadores em Ação Município, onde os professores participam de formação e depois atuam como multiplicadores nos seus municípios. Para a técnica Ili, trabalhar em regime de colaboração com os municípios é fundamental para promover a educação de qualidade em todos os níveis de ensino.

Para o Professor José Carlos, Chefe do NRE Toledo, o Estado tem a preocupação de cuidar de todos os paranaenses e na educação faz isso por meio do Educa Juntos.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Abr às 11:00
Pax Bom Jesus
Cotidiano 28 Abr às 07:50
Analine Link foi eleita como II Miss, Mirele Kasiane Martins é a III Miss e Miss Simpatia e Bianca Ressel Moenster é a nova Miss Fotogenia
Cotidiano 27 Abr às 09:40
Pratos quentes e frios com a comida caseira preparada com muito carinho.
Cotidiano 26 Abr às 15:36
Ainda informasse que o Cartório Fischer de Nova Santa Rosa fará atendimento hoje (26) com horário estendido até as 17:30 e atendimento sábado de manhã (27) a partir da 08:30 as 09:30.
Cotidiano 26 Abr às 15:10
Parabéns Nova santa Rosa por seus 48 anos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento