A primeira semana da Operação Verão, realizada entre domingo (22) e domingo (29) nos municípios do Oeste do Paraná, resultou em um balanço expressivo de atendimentos, apreensões e infrações de trânsito. As ações foram coordenadas pela 3ª Companhia do BPRv, da Polícia Militar, com foco na segurança viária durante o período de maior movimento nas rodovias.
Conforme os dados divulgados, foram atendidas 23 ocorrências ao longo da semana, além do recebimento de chamadas pelo canal de emergência. Durante as fiscalizações, mais de 664 veículos foram abordados e 323 testes de etilômetro aplicados, resultando em 9 flagrantes de embriaguez ao volante. Outros 8 condutores se recusaram a realizar o teste.
As equipes também apreenderam 85,4 quilos de maconha durante as ações, além de registrarem 942 condutores acima da velocidade permitida. Ao todo, foram constatadas 474 infrações envolvendo veículos nacionais e estrangeiros.
Entre as principais irregularidades identificadas estão dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação, recusa ao teste de etilômetro, condução sob efeito de álcool, falta do uso do cinto de segurança, ultrapassagens em locais proibidos, licenciamento em atraso e uso de celular ao volante.
No período, também foram registrados 12 sinistros de trânsito nas rodovias atendidas pela companhia. Um deles resultou em óbito e outros deixaram 11 pessoas feridas.
A Operação Verão segue em andamento na região até o período de Carnaval. A orientação é para que motoristas redobrem a atenção, respeitem as normas de trânsito, evitem o consumo de álcool antes de dirigir e mantenham a velocidade dentro dos limites permitidos, contribuindo para a segurança de todos nas estradas.