Uma mulher compareceu ao Destacamento da Polícia Militar de Mercedes para relatar que foi vítima de estelionato aplicado por meio do WhatsApp.
Segundo o relato, a vítima recebeu mensagens de uma pessoa que se passou por seu filho, afirmando que havia trocado de número de telefone. Durante a conversa, o suposto filho solicitou que fosse realizado o pagamento de um boleto no valor de R$ 2.000,00, com destino a uma conta vinculada ao Mercado Pago.
Acreditando se tratar realmente do filho, a mulher foi até a lotérica do município e efetuou o pagamento do boleto. No entanto, após a quitação, o golpista voltou a entrar em contato solicitando o pagamento de um segundo boleto, o que despertou a desconfiança da vítima.
Diante da situação, ela entrou em contato com o filho, que negou ter feito qualquer pedido de pagamento. Ao perceber que havia sido enganada, a mulher retornou à lotérica na tentativa de estornar o valor, porém foi informada de que não seria mais possível realizar o cancelamento da operação.
A vítima recebeu orientações quanto aos procedimentos cabíveis, e o boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado à 47ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).
ALERTA À COMUNIDADE
Casos de golpes envolvendo o chamado “golpe do falso filho” têm se tornado cada vez mais frequentes em toda a região. Os criminosos utilizam aplicativos de mensagens para se passar por familiares e solicitar transferências, pagamentos de boletos ou PIX com urgência.
A orientação das forças de segurança é para que a população sempre confirme a identidade da pessoa antes de realizar qualquer pagamento, ligando diretamente para o familiar ou procurando outro meio seguro de verificação.
Em caso de suspeita ou golpe consumado, procure imediatamente a polícia e registre um boletim de ocorrência. A atenção e a informação ainda são as melhores formas de prevenção.