Você está em: Página Inicial > Policial
PF desmantela esquema de trabalho análogo à escravidão com rota pela fronteira de Guaíra
Operação Chrysós revelou uso do município paranaense como principal ponto de entrada de trabalhadores paraguaios em rede criminosa transnacional
Por Agência Brasil com Portal Nova Santa Rosa | Postado em: 15/07/2025 - 13:31

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15), a Operação Chrysós, que revelou um esquema criminoso de tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão com conexões internacionais e um elo central no município de Guaíra, no Oeste do Paraná.

Segundo as investigações, integrantes de uma organização criminosa transnacional atuavam a partir de Guaíra para viabilizar a entrada de trabalhadores paraguaios em território brasileiro.

Os estrangeiros eram aliciados ainda no Paraguai e transportados por rotas clandestinas que cruzavam a fronteira com o Paraná, principalmente por Guaíra, sendo então levados até Ourinhos (SP), onde eram mantidos em condições degradantes.

Na cidade paulista, os trabalhadores eram obrigados a atuar em uma fábrica clandestina de cigarros, sem contato com o mundo exterior e submetidos a alojamentos precários, jornadas de trabalho exaustivas e instalações insalubres. A estimativa é de que o local produzisse cerca de 60 mil maços de cigarro por dia.

A ação desta terça mobilizou agentes da Polícia Federal, do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A 1ª Vara Federal de Guaíra expediu ainda uma ordem de sequestro de bens no valor de R$ 20 milhões.

Além do crime de redução à condição análoga à escravidão, a organização criminosa é investigada por descaminho, crimes contra as relações de consumo, uso indevido de marca, produção de substâncias nocivas à saúde, promoção de migração ilegal e tráfico de pessoas com finalidade de exploração laboral.

A Polícia Federal continua as investigações para identificar todos os envolvidos no esquema e reforça o papel estratégico da região de Guaíra na repressão a crimes transfronteiriços.

Últimas Notícias
Policial 20 Nov às 10:53
O rapaz trabalhava na obra há cerca de duas semanas. Ao final do expediente, o responsável notou a falta da ferramenta
Policial 20 Nov às 10:15
Mãe relata que situações semelhantes já haviam ocorrido anteriormente (19)
Policial 20 Nov às 08:28
Homem foi atingido por disparos na Rua José de Alencar, no Jardim América (19)
Policial 20 Nov às 08:00
Suspeito chegou a ir até o banco, demonstrou nervosismo e saiu apressado após ser questionado
Policial 19 Nov às 14:28
Durante a 3ª fase da Operação Mar Vermelho, cinco PMs do estado e um policial civil de São Paulo foram afastados. Um PM paranaense da reserva e outro que já havia sido excluído da corporação por praticar o crime de descaminho também foram alvos da operaçã
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento