Na última sexta-feira (18) a PF de Guaíra concluiu o relatório final da Operação Interceptor encerrando a investigação iniciada em dezembro de 2020. O documento com 180 páginas elaborado pelo Delegado Rafael Favreto Machado foi encaminhado ao Vara Federal de Guaíra.
No último dia 21/05, cerca de 60 policiais participaram da deflagração em quatro cidades das regiões oeste e noroeste do Paraná, cumprindo 7 (sete) mandados de prisão preventiva e 11 (onze) de busca e apreensão.
Iniciada há aproximadamente seis meses pela delegacia da PF em Guaíra, a investigação desarticulou organização criminosa especializada em roubos de cargas e que tinha como alvos principais contrabandistas e traficantes que atuam na região de fronteira com o Paraguai, sendo conhecidos como “Piratas do Asfalto”.
Como revendiam as drogas e mercadorias roubadas os integrantes da ORCRIM também atuava no tráfico internacional de drogas, armas, contrabando e descaminho de eletrônicos e medicamentos.
Ao todo 9 (nove) pessoas foram indiciadas por diversos crimes, incluindo, organização criminosa, roubo, receptação, uso de uniforme de órgão da Administração Pública, contrabando, descaminho e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Descapitalização
Seguindo a estratégia da descapitalização do crime organizado a PF de Guaíra investiu contra o patrimônio conquistado pelos criminosos através da atividade delitiva.
Na fase de deflagração foram sequestrados 5 (cinco) imóveis e apreendidos 11 (onze) veículos, diversos objetos de valor, dinheiro em espécie e cheque. Também foram bloqueadas contas bancárias dos investigados.
O valor total do patrimônio tomado dos criminosos foi de R$ 2.176.049,00 (dois milhões e cento e setenta e seis mil e quarenta e noves reais), assim divididos: