Você está em: Página Inicial > Policial
Polícia Federal de Cascavel deflagra Operação contra organização criminosa com atuação nacional
As ações de hoje ocorrem simultaneamente em dez cidades
Por | Postado em: 30/07/2025 - 11:43

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

A Polícia Federal de Cascavel deflagrou, nesta quarta-feira (30), a Operação Pythia, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, com atuação nos estados do Paraná e São Paulo.

As investigações, conduzidas ao longo de aproximadamente um ano, revelaram um grupo criminoso fortemente estruturado, com base operacional na região de fronteira e responsável por abastecer grandes centros urbanos dominados por organizações criminosas com atuação nacional, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Durante a fase investigativa, foram apreendidas cerca de seis toneladas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, além de armamentos de uso restrito, incluindo fuzis calibre 5.56, revólveres e pistolas. O armamento seria destinado a organizações criminosas desses estados.

A apuração também revelou a existência de um esquema paralelo de lavagem de dinheiro, com a utilização de empresas de fachada e transações imobiliárias para ocultar valores provenientes do tráfico.

As ações de hoje ocorrem simultaneamente em dez cidades, com o cumprimento de mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Cascavel.

As cidades de cumprimento das medidas cautelares foram: Taíuva-SP; Matão-SP; Campinas-SP; São Paulo-SP; Douradina-PR; Cascavel-PR; Icaraíma-PR; Santa Helena-PR; Foz do Iguaçu-PR e Xambrê-PR. No total, 10 sujeitos foram presos e 4 seguem foragidos.

O nome da operação remete à Pítia, sacerdotisa grega consultada por líderes antes de decisões estratégicas, simbolizando o papel da inteligência policial na antecipação e no enfrentamento da criminalidade organizada.

Últimas Notícias
Policial 21 Nov às 15:47
Os casos ocorreram em um apartamento e também em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Brasil.
Policial 21 Nov às 15:24
Ela teme pela própria segurança e pela dos filhos, segundo o Boletim
Policial 21 Nov às 14:52
Veículo tinha sinais identificadores adulterados e havia sido furtado dois dias antes no Rio Grande do Sul (20)
Policial 21 Nov às 11:20
O homem que transportava a droga abandonou a embarcação para escapar a pé
Policial 21 Nov às 09:00
Márcio Robles atua no 30º Batalhão da Polícia Militar de Londrina e está há pelo menos nove anos na corporação. Após prisão, Justiça decidiu que ele vai responder em liberdade pelo crime de roubo agravado. Defesa diz que prisão é ilegal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento