Na noite de ontem (28), a Polícia Militar flagrou um grupo de oito pessoas queimando fios de cobre no distrito de Bom Princípio do Oeste, em Toledo. A ação aconteceu após uma denúncia repassada pela investigadora da Polícia Civil, informando que o local era suspeito de estar ligado a furtos de fios elétricos na região.
Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram uma grande fogueira com densa fumaça e forte cheiro de plástico queimado. Sete pessoas estavam no local e foram abordadas, além de uma adolescente que foi encontrada dentro de uma caminhonete Mitsubishi L200.
Durante as buscas, os agentes localizaram três caminhonetes: uma Nissan Frontier, uma Chevrolet S10 e a própria L200. No interior da S10, havia uma pistola Taurus calibre .380, com três carregadores e 35 munições intactas. Já na L200, foram encontrados R$ 41,8 mil em espécie. Um dos envolvidos alegou que o dinheiro era proveniente da venda de veículos.
Os suspeitos informaram que compravam os fios com revestimento de plástico de uma empresa de reciclagem de Toledo, queimavam o material para extrair o cobre e depois revendiam para a mesma empresa. Segundo eles, o grupo conseguiu acumular cerca de duas toneladas de fios.
Diante da situação, os envolvidos, o dinheiro, a arma de fogo e as caminhonetes foram encaminhados para a sede do 19º BPM e, posteriormente, para a 20ª Subdivisão Policial de Toledo. O homem que estava armado foi algemado, pois demonstrou nervosismo durante a abordagem.
Os detidos têm entre 22 e 55 anos e podem responder por receptação, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e crime ambiental por provocar incêndio em área de mata. O caso segue sob investigação.