Uma ação conjunta do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e da Polícia Federal resultou na apreensão de uma grande carga de cigarros contrabandeados do Paraguai, no interior do município de Mercedes. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (18), durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras e a Operação Natal.
Durante patrulhamento pela região do porto conhecido como Arroio Guaçu, às margens do Lago de Itaipu, os policiais flagraram o transbordo de mercadorias ilícitas. No local, foram abordados um veículo Agrale/Furgovan, de cor branca, e uma embarcação de ferro utilizada para o transporte dos produtos.
Ao perceberem a aproximação das forças de segurança, os envolvidos abandonaram o local e fugiram em meio à mata. Buscas foram realizadas na região, porém os suspeitos não foram localizados.
Durante a vistoria, os policiais encontraram uma carga composta por 10 mil pacotes de cigarros de origem paraguaia e 450 unidades de cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil. Todo o material apreendido foi encaminhado à base do NEPOM/GRA, em Guaíra.
De acordo com a estimativa das autoridades, o prejuízo causado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 682 mil.
O BPFRON reforça a importância da participação da população no combate ao contrabando e outros crimes transfronteiriços. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone (44) 99985-2726.