A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, nesta tarde de terça-feira (07), que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou desde a 0h de hoje, o tráfego de veículos de carga com peso superior a 36 toneladas na BR-272, no trecho entre Francisco Alves e Guaíra.
A restrição vale para a Ponte sobre o Rio Piquiri, localizada no km 537,5 da rodovia, e tem prazo indeterminado. Segundo o DNIT, a medida foi necessária para que seja realizado um diagnóstico técnico sobre as condições estruturais da ponte, visando viabilizar futuras obras de recuperação.
A carga máxima permitida de 36 toneladas corresponde ao Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ou seja, o peso do veículo somado ao da carga transportada.
ROTAS ALTERNATIVAS
Para garantir a fluidez do tráfego, o DNIT orienta motoristas de veículos acima do limite a utilizarem desvios:
- Sentido Norte do Paraná – Guaíra/Mato Grosso do Sul: a partir de Francisco Alves, seguir pela PR-182 até Palotina e, em seguida, pela PR-364, retornando à BR-272 na altura do km 554.
- Sentido Guaíra/Mato Grosso do Sul – Norte do Paraná: a partir do km 554 da BR-272, seguir pela PR-364 até Palotina e, depois, pela PR-182 até Francisco Alves, voltando para a BR-272.
O desvio deve aumentar em cerca de 42 quilômetros o percurso dos caminhões com peso superior ao permitido.
FISCALIZAÇÃO
A PRF reforça que o tráfego de veículos acima do limite estabelecido está proibido na ponte até a conclusão dos estudos e obras necessárias. Motoristas devem respeitar a sinalização e adotar as rotas alternativas para evitar autuações e riscos à segurança viária.