Você está em: Página Inicial > Cotidiano
População pode consumir a água da Sanepar direto da torneira, afirma Companhia
O produto passa por 7,2 milhões de análises por ano que podem ser intensificadas quando necessário e são monitorados por uma rede de saúde pública antes de chegar aos clientes
Por Assessoria | Postado em: 03/10/2024 - 10:46

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

A população das cidades atendidas pela Sanepar pode ficar tranquila com a qualidade da água que recebem em seus imóveis. Antes de chegar às torneiras dos consumidores, a água da Sanepar passa por um rigoroso controle de qualidade. E sempre que necessário, a Sanepar intensifica as análises em cada etapa, da captação, tratamento, reservação e distribuição da água, como foi o caso de Toledo, nos últimos dias, para confirmar e registrar que a água mantém a mesma qualidade de sempre.

Por ano, são realizados cerca de 7,2 milhões de análises nos laboratórios operacionais e em quatro grandes laboratórios centrais. Também são realizadas análises que envolvem mais de 100 parâmetros físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais e que vão desde a captação, saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição. A complexa estrutura de laboratórios funciona 24 horas por dia para verificar se a água produzida está dentro dos padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde. Alguns parâmetros são analisados de hora em hora, outros são diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Somente após esses processos é que a água é distribuída para quase 11 milhões de pessoas em 346 municípios.

Referência no setor de saneamento do Brasil, os laboratórios da Sanepar garantem a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela Companhia. Os parâmetros são determinados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria de Consolidação 5/2017 - MS, anexos XX (alterado pelas Portarias 888 e 2472 de 2021) e XXI.

A estrutura mantida pela Sanepar é moderna, bem equipada e com pessoal capacitado. Os laboratórios centrais têm acreditação à norma NBR ISO17025/2017, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação de laboratórios consistente pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

MONITORAMENTO

Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada pela Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Os resultados dessas análises são enviados por relatório para as Vigilâncias Sanitárias dos municípios, que alimentam o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA). A população também pode consultar pelo site https://site.sanepar.com.br/conteudo/analise-da-qualidade-da-agua e também na fatura mensal.

A gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Cynthia Castro Corrêa Malaghini, explica que o SISAGUA garante confiabilidade aos dados das análises feitas pelas companhias de saneamento porque tem rastreabilidade de todo o processo. “Ou seja, uma vez inseridas as informações, em tempo real, não podem ser alteradas”, explica Cynthia. A gerente afirma também que “nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público. A divulgação de todas essas informações não apenas cumpre as exigências da legislação, como também confirma o compromisso da Sanepar com a transparência”.

Últimas Notícias
Cotidiano 20 Jan às 05:55
O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Palotina
Cotidiano 19 Jan às 18:00
Para aproveitar o benefício, os pecuaristas devem se inscrever até 30 de janeiro
Cotidiano 19 Jan às 17:12
A diretoria será presidida por Lucas Kohler, que terá Renato Kunzler como vice-presidente, Lyanara Schneider Maranhão como 1ª secretária, Ricardo Zaneta como 2º secretário, Leandro Pellizzaro como 1º tesoureiro e Bruno Giacomini como 2º tesoureiro.
Cotidiano 19 Jan às 15:43
Fenômeno foi observado em quatro cidades e está associado a tempestades severas típicas do verão
Cotidiano 19 Jan às 15:19
A família pede apoio de toda a comunidade!!!
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento