O prefeito Leonaldo Paranhos anunciou, na manhã de quinta-feira (19), que serão aplicadas restrições no funcionamento do comércio de Cascavel.
Supermercados vão funcionar, porém devem permitir número reduzido de clientes no interior da loja. A quantidade de itens higiênicos e alimentícios comprados por cada CPF também será controlada pela Prefeitura de Cascavel. A medida visa garantir com que todos possam comprar os produtos que necessitem para passar o período de isolamento domiciliar.
Clínicas, farmácias, laboratórios, panificadoras e postos de combustíveis terão que seguir critérios para continuarem funcionando e atendendo a comunidade. Critérios como por exemplo, evitar aglomeração de pessoas e intensificar a higienização dos espaços.
Restaurantes também poderão funcionar seguindo critérios, restringindo a quantidade de clientes atendidos no interior do espaço. Já o serviço de Food Truck não será permitido o consumo no local.
Hotéis de Cascavel deverão repassar diariamente relatórios dos hóspedes com origem e tempo de permanência na cidade. Sobre o transporte coletivo, o prefeito informou que no horário de pico mais ônibus deverão circular pela cidade, mas não descartou a possibilidade de fechamento dos terminais para evitar aglomerações.
Equipes da Prefeitura de Cascavel deverão fiscalizar os estabelecimentos comerciais e em casos de descumprimento da decisão, serão aplicadas medidas administrativas.
Apesar da decisão, Paranhos garantiu a folha de pagamento dos servidores municipais e de fornecedores. O decreto deve ser publicado ainda nesta semana e algumas restrições começam a valer a partir de sexta-feira (20).
A medida integra mais uma ação da Prefeitura de Cascavel no combate ao coronavírus. A cidade ainda não teve registro de pessoas infectadas com o vírus, porém a Secretaria de Saúde investiga 53 casos suspeitos.