A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, reforça o cronograma da Coleta Seletiva nos bairros da sede municipal e distritos. Confira:
LOTEAMENTO CONDOMINIO INDEPENDÊNCIA - SOMENTE NA SEGUNDA-FEIRA
LOTEAMENTO NOVO HORIZONTE - SOMENTE NA SEGUNDA–FEIRA
LOTEAMENTO INDEPENDÊNCIA - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO MORADA DO SOL - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO VIP - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
BAIRRO SILVA - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
BAIRRO BERLIM - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO RECANTO FELIZ - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO DONA LEOPOLDINA - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO WUTZKE - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO BEIJA FLOR - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO STIEBE - SOMENTE NA QUARTA–FEIRA
LOTEAMENTO THIELE - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO SOL NASCENTE - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO JUST - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO CIDADE NOVA - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO DONA OLINDA - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO JOIA DO OESTE - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO DAS ROSAS - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO JARDIM PRIMAVERA - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO JARDIM PARAÍSO - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO JULIANA - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
LOTEAMENTO DOS IPÊS - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS
DISTRITO DE PLANALTO DO OESTE - SEGUNDA-FEIRA
DISTRITO DE ALTO SANTA FÉ - QUARTA-FEIRA
DISTRITO DE VILA CRISTAL - SEXTA-FEIRA
De acordo com a chefe do setor de Gestão Ambiental e de Desenvolvimento Territorial, Carolina Eggers, a separação correta dos resíduos vai além de uma ação individual, sendo um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o meio ambiente. “A simples tarefa de separar os resíduos recicláveis e colocá-los para coleta na frente de sua residência ou comércio traz benefícios ambientais, sociais e econômicos. Entre os principais benefícios, podemos destacar: redução na extração de matérias-primas; diminuição da quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, prolongando sua vida útil; e geração de renda para os associados da Ascarosa (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Aproveitáveis de Nova Santa Rosa), que atuam na UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis)”, explica.
Os materiais recicláveis podem ser colocados em um recipiente ou sacola plástica e devem incluir: papéis (exceto papéis de banheiro, guardanapos e fraldas), plásticos, metais e vidros (se estiverem quebrados, coloque-os em uma embalagem segura e identifique o conteúdo para evitar acidentes). A orientação aos moradores é que deixem os materiais em frente à sua residência no dia determinado para a coleta.
Caso prefira, você munícipe também pode levar os materiais diretamente para a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), localizada na Rua Augusto Bredlau, s/nº, Parque Industrial II. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Para quem reside em chácaras e sítios mais distantes é possível deixar o material reciclável nos PEVs – Pontos de Entrega Voluntária – localizados nas escolas dos distritos.
MATERIAIS RECICLÁVEIS: Papelão (jornais, revistas, embalagens de leite e papelão), plástico (baldes, copos, garrafas pet, frascos de produtos de limpeza), cascos de vidro (garrafas e cacos, sendo devidamente embalados e identificados), metal (latas, arrame e ferragens), garrafas PET, latas, entre outros.
NÃO SÃO MATERIAIS RECICLÁVEIS: Madeira, papel higiênico, fraldas, animais mortos, restos de comida, pilhas, lâmpadas, roupas, calçados.
Ainda segundo Carolina, a reciclagem permite trazer de volta à origem, sob a forma de matéria-prima, aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser reprocessados. “A reciclagem não apenas reduz a quantidade de lixo, como também recupera produtos, economizando energia, matéria-prima, além de reduzir a degradação ambiental”, completa.