Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Pronto Atendimento conta com equipe técnica para atender população em tempo integral em Maripá
A equipe de profissionais conta com 9 médicos, 5 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 4 motoristas e 2 zeladoras
Por Assessoria | Postado em: 29/04/2020 - 13:13

Publicidade Publicidade Publicidade

Desde a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, ocorrida em 2016, a unidade de saúde salvou inúmeras vidas de maripaenses e prestou todo atendimento necessário envolvendo urgências e emergências.

Somente nos três primeiros meses deste ano, já são mais de 2800 pacientes atendidos, uma média de 30 pessoas ao dia. Os atendimentos são, principalmente, na classificação de risco não urgente, mas vão desde atendimentos de pessoas com sintomas de infarto até partos já realizados no local.

A gestão da unidade, bem como de toda a saúde de Maripá, é realizada com extrema responsabilidade, garantindo o acesso à saúde de toda a população. “Sempre prezamos pelo atendimento 24 horas do Pronto Atendimento.

Por isso todos os esforços são feitos para contratação e remanejamento de profissionais para esta estrutura”, ressalta a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

A equipe de profissionais conta com 9 médicos, 5 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 4 motoristas e 2 zeladoras, que garantem o atendimento integral na unidade. “Sabemos que muitas pessoas que são atendidas neste local não possuem critério de urgência ou emergência em saúde, e mesmo assim todas são atendidas com os exames e medicamentos necessários para resolver o seu problema”, explica a secretária.

A dificuldade de atrair médicos para atender no município é um problema histórico, que ocorre devido ao baixo salário, se comparado aos outros municípios da região. Pela lei, nenhum servidor do município pode receber mais que o chefe do executivo, o que limita a aceitação dos profissionais médicos. Além disso, estes profissionais preferem os grandes centros, que oferecem mais opções de trabalho. A maioria deles possuem diversos contratos de trabalho simultâneos.

Para compreender a dificuldade, um relatório do Setor de Recursos Humanos demonstra que no último concurso realizado em 2019, por exemplo, 15 médicos estiveram aptos para assumir o cargo de Médico Generalista II (carga horária de 12 horas semanais).

Desde a última exoneração para este cargo, que ocorreu em 10 de fevereiro deste ano, o município já fez o chamamento de 11 médicos da lista e somente a última aceitou assumir o concurso e será admitida nesta quinta-feira (30). O processo durou quase três meses. Além disso, outro médico se desligou do município no dia 30 de março, sendo no mesmo dia convocada a próxima candidata que começou a trabalhar em 10 de abril.

Para suprir o tempo sem o profissional em concurso, a Secretaria de Saúde faz a contratação de empresas prestadoras de serviços médicos, em caráter temporário e emergencial, para que a população tenha profissionais para atendimento em tempo integral. “Desde 2016 o município possui o sistema de contratação de empresas por chamamento público e licitação.

No momento, temos dois contratos vigentes com empresas que fornecem os profissionais médicos quando um dos nossos está de atestado. Também temos uma médica em licença maternidade desde 11 de março, sendo que esta contratação foi feita em julho do ano passado”, continua.
NOVOS PROFISSIONAIS – Para atendimento de emergências de enfrentamento ao coronavírus, o Governo Municipal abriu um chamamento público para a contratação temporária de novos médicos e técnicos de enfermagem. As empresas interessadas em prestar serviços devem fazer a solicitação ao Departamento de Compras pelo e-mail compras@maripa.pr.gov.br ou pelo número (44) 3687-1262. O edital pode ser consultado no site www.maripa.pr.gov.br, no link Licitações.

VALORIZAÇÃO – Os profissionais de saúde não têm medido esforços no trabalho diário, juntamente com os demais servidores públicos do município. O reconhecimento e valorização deve ser, neste momento, ainda maior. “Além de todas as demandas diárias de atendimento, agora passamos por um momento ainda mais delicado por enfrentarmos esta pandemia mundial. Temos nos dedicado ainda mais neste momento, pois a saúde é um serviço essencial e é necessário zelar pela vida de todos os moradores. A todos os servidores do SUS, nosso reconhecimento e valorização”, agradece a secretária de Saúde, Andréia.

ESTRUTURA DE QUALIDADE – Na quinta-feira (23), o município finalizou a instalação do sistema de gases medicinais no Pronto Atendimento 24 horas, que servirão para dar suporte aos três respiradores do município, caso sejam necessários ao atendimento do paciente com coronavírus, visto que a doença impacta diretamente no sistema respiratório. O investimento foi de R$ 32 mil e vai tornar a estrutura da unidade ainda mais qualificada, podendo ser utilizada posterior à pandemia.

A unidade também vai ganhar seis camas novas, que estão em processo de licitação. Elas serão usadas por pacientes que venham a ser contaminados com o coronavírus e que, por apresentarem sintomas mais severos, precisam ficar em observação. “Aqui nós salvamos vidas com nossa estrutura, equipamentos, medicamentos e equipes qualificadas”, finaliza a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

SEGURANÇA - Para garantir um melhor atendimento e a segurança tanto dos pacientes quando dos profissionais. Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde vai contratar serviços de segurança para o período noturno no Pronto Atendimento.

O local já registrou ocorrência de agressão contra profissional de saúde no início do mês e a decisão atende o pedido dos próprios servidores da unidade.

ALIMENTAÇÃO - Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde também vai encaminhar uma licitação para fornecer alimentação aos pacientes, que necessitem de internação/observação e funcionários do Pronto Atendimento, os quais tem período superior a 12h de trabalho.

Últimas Notícias
Cotidiano 24 Nov às 19:14
Homem de 29 anos foi localizado pelos bombeiros próximo à Ponte Internacional da Amizade
Cotidiano 24 Nov às 17:12
SAMU, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atenderam a ocorrência
Cotidiano 24 Nov às 16:48
O concurso está dividido em duas categorias: Comércio e Residência (urbana e rural).
Cotidiano 24 Nov às 16:13
Depois de apresentar melhora, ele foi transportado pela equipe aeromédica para o HU de Cascavel
Cotidiano 24 Nov às 15:50
Pais e responsáveis devem ficar atentos às datas, horários e à documentação necessária para efetivar o processo.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento