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Secretaria de Educação desenvolve projeto piloto voltado a alunos com altas habilidades / superdotação
A iniciativa tem como objetivo central a oferta de serviços de apoio especializado, realizados em dupla e no contraturno escolar.
Por Assessoria | Postado em: 14/08/2025 - 09:30

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A equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação de Nova Santa Rosa vem desenvolvendo um projeto piloto voltado ao atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação. A iniciativa tem como objetivo central a oferta de serviços de apoio especializado, realizados em dupla e no contraturno escolar.
 
Denominado ‘’Exploradores da mente’’, o projeto busca estimular os alunos com base em seus interesses e necessidades específicas. As ações são planejadas para ampliar o repertório de conhecimentos, fomentar a investigação de temas de interesse, desenvolver múltiplas habilidades, promover experimentações e envolver os estudantes em propostas baseadas na solução de problemas reais.
 
O programa contempla diferentes estratégias, organizadas de forma flexível, tais como:
 
- Programação de atividades de enriquecimento realizadas paralelamente ao currículo escolar regular;
- Currículos enriquecidos com ampliação ou aprofundamento de conteúdos nas áreas de maior habilidade dos alunos;
- Oferta de conteúdos avançados e diferenciados, respeitando os talentos individuais;
- Realização de projetos de pesquisa, simulações e atividades práticas em contato com o meio ambiente.
 
Os estudantes são incentivados a desenvolver estudos independentes com temas de seu interesse. O projeto encontra-se em fase de execução na Escola Municipal Santa Terezinha, com previsão de expansão para as demais instituições da rede municipal, conforme o interesse específico dos alunos. A execução do projeto está sob a responsabilidade da estagiária de Psicologia Júlia Gabriela Johann, sob a orientação e supervisão da equipe multidisciplinar.
 
A psicóloga Sarah Ferreira Campagnoli Borofski destacou a importância do respaldo da Secretaria de Educação para o desenvolvimento de projetos voltados a alunos superdotados em todas as escolas do município. "É de grande gratidão termos o apoio da secretaria, que reconhece a relevância de levar esse trabalho a todas as unidades escolares”.
 
Sarah ressaltou que identificar superdotação não é tarefa simples, já que seus sinais podem ser confundidos com dislexia, déficit de atenção ou outros transtornos de aprendizagem. “Os superdotados têm raciocínio rápido, grande curiosidade e pesquisadores natos. Na infância, muitas vezes preferem a companhia de adultos, o que pode gerar desafios na interação social”, explicou.
 
Ela acrescentou que muitos alunos apresentam baixo desempenho escolar por se sentirem desmotivados com aulas sem desafios.
 
Diante disso, a secretaria mostra preocupação em atender cada aluno de forma adequada, promovendo um trabalho que respeite as necessidades de cada criança. Para nós, profissionais da equipe multidisciplinar, é um desafio honroso contribuir com essa missão”, concluiu.
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