Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Secretaria de Saúde de Maripá alerta sobre aumento nos índices de infestação do Aedes aegypti
O Índice de Infestação Predial (IIP), calculado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, ficou em 6,3%.
Por Assessoria | Postado em: 11/11/2022 - 15:54

Publicidade Publicidade Publicidade

Dados do último LIA (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), realizado em Maripá entre 24 de outubro e 9 de novembro, aponta aumento nos índices de infestação do Aedes aegypti. De 318 imóveis inspecionados no período, em 20 deles foram encontradas larvas com resultado positivo para o mosquito transmissor da dengue.

O Índice de Infestação Predial (IIP), calculado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, ficou em 6,3%. O recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.  O resultado coloca Maripá em alto risco para a transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

BOLETIM – Durante o novo ano epidemiológico da dengue, que iniciou no mês de agosto, foram registrados até o momento 10 notificações de dengue, sendo 3 deles confirmados por critérios clínicos epidemiológicos - 2 deles recuperados e 1 óbito -, além de 6 descartados e 1 aguarda resultado. No momento, não existe nenhum caso ativo.

CUIDADOS - A secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner, reforça o pedido para que a população elimine criadouros do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela - já que esta é a única forma de combater as doenças.

“Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde continuam visitando as residências para a verificação dos criadouros do mosquito, realizando notificações de imóveis e autuações, quando necessário, e fazendo a busca ativa de pessoas com suspeita da doença”, explica.

As demais ações de fiscalização ocorrem em pontos estratégicos, como empresas de ferro-velho, depósitos de reciclagem, borracharias, cemitérios, terrenos baldios e imóveis abandonados.

Últimas Notícias
Cotidiano 15 Jan às 18:26
É recorrente encontrar alimentos em bom estado de conservação, abandonados em áreas de mata
Cotidiano 15 Jan às 17:41
A medida fortalece a aquicultura paranaense
Cotidiano 15 Jan às 17:12
Em alguns atendimentos, produtores chegaram a ouvir que as oscilações estariam relacionadas aos painéis solares, mas as quedas também ocorrem durante a madrugada, quando não há geração de energia.
Cotidiano 15 Jan às 11:40
Oeste do Paraná segue sob influência de ar quente, enquanto instabilidades atuam mais ao sul do país
Cotidiano 15 Jan às 11:18
O evento acontece diariamente das 8h às 18h, com encerramento às 17h na sexta-feira.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento