Na manhã de sábado (14), servidores da Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa se dividiram em quatro grupos para um mutirão de vacinação contra a gripe nas avenidas Santo Cristo e Horizontina. Foram visitados os comércios e as pessoas que passavam pelo passeio público. Ao todo, foram vacinadas 107 pessoas.
O Portal Nova Santa Rosa esteve acompanhando esta importante ação da Secretaria, e falou com a coordenadora da Atenção Primária, a enfermeira Kellen, que conduziu a equipe. Veja o vídeo acima!
De acordo com a secretária da pasta, Lilian Fischer Müller, que acompanhou os trabalhos, é uma das ações para diminuir a circulação do vírus no município. "Estamos fazendo a nossa parte. Infelizmente, há o preconceito com a vacina e as pessoas acham que estamos aplicando a da Covid-19. Mas, não, é contra a gripe, que existe há mais de 80 anos e está desde 1999 no Programa Nacional de Imunização. Aproveitar para agradecer aos servidores que se disponibilizaram em auxiliar nesta manhã. A equipe estava sob a coordenação da enfermeira Kellen, que é coordenadora da Atenção Primária e do enfermeiro Paulo, da Epidemiologia, com as técnicas de enfermagem e agentes de saúde", explica.
"O que tem ficar claro para as pessoas, é que a gripe sempre vai existir, mesmo tomando a vacina. Ela vai proteger contra os sintomas mais graves e de internação", completa.
VSR
Outro agravante é vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções nas vias aéreas, principalmente em bebês e crianças pequenas, podendo levar a bronquiolite (inflamação das pequenas vias aéreas nos pulmões) e pneumonia. A vacina contra a gripe protege contra o VSR.
ALERTA
Recentemente, a Secretaria de Saúde do Paraná lançou a Resolução n° 1014/2025, que alerta sobre as síndromes respiratórias graves no Paraná. A rede hospitalar está preparada para absorver os casos que exigem internação e o suporte da UTI. Para agilizar o diagnóstico, foram adquiridos 100 mil testes rápidos que serão distribuídos para os municípios. Com a chegada do frio, a vacinação contra a influenza torna-se fundamental para manter a saúde da população.
EM TODOS OS POSTOS
Reforça-se que a vacina contra a gripe segue disponível nos postos de saúde da sede e do interior para todos os públicos com idade superior a seis meses. As vacinas influenza trivalentes utilizadas em 2025 contêm três cepas do vírus combinadas: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria).
A pasta orienta que a população procure a unidade básica de saúde munida do cartão vacinal e de um documento com CPF ou cartão SUS.
SINTOMAS MAIS COMUNS DA GRIPE
- Febre alta (geralmente acima de 38°C)
- Calafrios
- Tosse seca
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dor no corpo e nas articulações
- Fadiga intensa (sensação de cansaço)
- Nariz entupido ou escorrendo (coriza)
- Espirros
Em crianças, também pode haver:
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Irritabilidade
Você deve procurar um médico ao apresentar sintomas de gripe em qualquer uma dessas situações:
Sinais de alerta em adultos:
- Febre alta (acima de 39°C) por mais de 3 dias
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Dor ou pressão no peito
- Confusão mental ou sonolência excessiva
- Tontura intensa ou desmaios
- Piora repentina após uma melhora
- Tosse com catarro amarelado, esverdeado ou com sangue
- Dor intensa no corpo ou nas articulações
Em crianças, atenção se houver:
- Febre alta persistente (acima de 39°C por mais de 48h)
- Dificuldade para respirar ou respiração acelerada
- Irritabilidade ou apatia (muito quieta ou sem reação)
- Recusa em se alimentar ou beber líquidos
- Vômitos persistentes ou diarreia intensa
- Lábios ou extremidades arroxeadas
Grupos de risco devem procurar atendimento ao primeiro sinal de gripe:
- Idosos (60+)
- Crianças menores de 5 anos
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Pessoas com doenças crônicas (asma, diabetes, cardíacas, etc.)
- Imunossuprimidos (como quem faz quimioterapia ou tem HIV)