Nova Santa Rosa e a região Oeste do Paraná enfrentam nesta sexta-feira (06) um dia de calor intenso. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas chegam aos 35°C no município, com sensação térmica ainda mais elevada, enquanto em pontos do Oeste e Sudoeste os termômetros podem se aproximar dos 40°C.
O dia tem de predomínio de sol, com ventos fracos. No entanto, o calor aliado à umidade favorece a formação de pancadas isoladas de chuva no final da tarde, com possibilidade de trovoadas.
Ontem, quinta-feira (05), cidades da região já registraram as maiores temperaturas de 2026 até agora, com destaque para Capanema, que chegou a 39,6°C. Apesar do calor intenso, o Simepar esclarece que o cenário ainda não caracteriza uma onda de calor.
Mudança no tempo no sábado
Amanhã, sábado (07), o tempo começa estável e quente, com temperaturas acima dos 30°C ainda pela manhã. Durante a tarde, o avanço de um cavado meteorológico deve provocar tempestades, com risco de chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e queda pontual de granizo, especialmente no Oeste e Sudoeste, incluindo Nova Santa Rosa.
No domingo (08), o tempo segue abafado, com variação de nuvens, chance de pancadas isoladas de chuva e temperaturas ainda acima dos 30°C, porém menores que nos dias anteriores.
Alertas
O boletim do Simepar e da Defesa Civil aponta risco moderado para tempestades nesta sexta-feira no Oeste e Sudoeste. Para o sábado, o risco é alto em toda a metade Sul do Paraná. A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas, que podem ser recebidos gratuitamente por SMS ou WhatsApp.