Você está em: Página Inicial > Cotidiano
SUS vai atender em casa pacientes com dificuldade de locomoção
De acordo com o ministério, o objetivo é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais
Por | Postado em: 04/01/2020 - 11:08

Publicidade Publicidade Publicidade

O Ministério da Saúde Informou hoje (3) que o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com dificuldade de se locomover a uma unidade de saúde terá mais 410 equipes para atender no tratamento em casa. A medida vai atender 210 municípios de 21 estados.

De acordo com o ministério, o objetivo é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações, bem como diminuir o tempo de permanência de usuários internados no SUS.

Dos 210 municípios que receberam o benefício, 178 estão sendo habilitados pela primeira vez na modalidade de atenção à saúde, com atendimento especializado para pacientes domiciliados.

Para realizar a modalidade de atendimento houve um incremento de R$ 160,4 milhões no repasse aos estados e municípios.

A pasta disse que, com as novas habilitações, agora serão 1.157 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).

"As EMADs são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam um suporte médico completo aos pacientes que estão acamados.

Já as EMAPs têm composição mínima de três profissionais de nível superior, escolhidos entre oito diferentes ocupações: assistente social; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; odontólogo; psicólogo; farmacêutico e terapeuta ocupacional", disse o ministério.

Últimas Notícias
Cotidiano 15 Jan às 18:26
É recorrente encontrar alimentos em bom estado de conservação, abandonados em áreas de mata
Cotidiano 15 Jan às 17:41
A medida fortalece a aquicultura paranaense
Cotidiano 15 Jan às 17:12
Em alguns atendimentos, produtores chegaram a ouvir que as oscilações estariam relacionadas aos painéis solares, mas as quedas também ocorrem durante a madrugada, quando não há geração de energia.
Cotidiano 15 Jan às 11:40
Oeste do Paraná segue sob influência de ar quente, enquanto instabilidades atuam mais ao sul do país
Cotidiano 15 Jan às 11:18
O evento acontece diariamente das 8h às 18h, com encerramento às 17h na sexta-feira.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento