Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Vazão das Cataratas do Iguaçu aumenta quase o dobro com as chuvas no Paraná
O aumento vem sendo monitorado desde terça-feira (24) pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que atribui o fenômeno às chuvas intensas que atingem o estado nos últimos dias.
Por Catve | Postado em: 26/06/2025 - 17:32

Publicidade Publicidade Publicidade

As Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu (PR), estão com vazão acima da média habitual. Nesta quinta-feira (26), o volume de água chegou a 2,6 milhões de litros por segundo, quase o dobro do que costuma ser registrado no ponto turístico (vazão normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo".

O aumento vem sendo monitorado desde terça-feira (24) pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que atribui o fenômeno às chuvas intensas que atingem o estado nos últimos dias.

Apesar do cenário volumoso, que transforma a paisagem e intensifica o barulho e a névoa provocados pelas quedas, o parque permanece aberto à visitação. Trilhas, ciclovias e passarelas seguem funcionando normalmente, inclusive os acessos à Garganta do Diabo, uma das áreas de observação mais procuradas.

Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu formam o maior conjunto de quedas-d’água do mundo, com 275 saltos catalogados. As alturas variam entre 40 e 80 metros, podendo superar os 100 metros em períodos de maior volume — como agora.

O Rio Iguaçu, que alimenta as quedas, é o principal curso d’água do Paraná e essencial para a produção de energia no estado. Antes de desaguar no Rio Paraná, cerca de 20 quilômetros depois das cataratas, ele passa por várias usinas hidrelétricas.

O aumento no volume de água não é inédito, mas chama atenção pela rapidez da elevação. Em questão de 48 horas, o rio dobrou sua vazão, reforçando o alerta para os efeitos imediatos das mudanças no regime de chuvas.

Últimas Notícias
Cotidiano 11 Jan às 12:30
A equipe de meteorologistas vai avaliar uma série de informações para enquadrar o fenômeno dentro da escala Fujita, que vai até o nível 5 (F5).
Cotidiano 11 Jan às 07:29
Segundo o Simepar, a classificação oficial do tornado ainda depende de vistorias técnicas em campo
Cotidiano 10 Jan às 19:05
É a escolha perfeita para reunir a família e os amigos e aproveitar um almoço diferente em um lugar especial.
Cotidiano 10 Jan às 14:00
A equipe do Portal teve a grande satisfação de receber o Sr. Armindo Fischer no Programa Entre Amigos, em uma entrevista histórica. Confira ela na íntegra!
Cotidiano 10 Jan às 13:00
O público pôde acompanhar na transmissão toda a emoção do momento final.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento