A paralisação da obra de pavimentação asfáltica na Linha Jundiaí, no interior de Nova Santa Rosa, foi alvo de cobrança do vereador Jairo Puffal, do PL, durante a última sessão da Câmara Municipal de Vereadores, realizada na segunda-feira.
Na tribuna, o parlamentar afirmou que tem sido procurado por moradores da localidade, do distrito e por agricultores que utilizam a estrada rural. Segundo ele, a população quer saber por que a obra, iniciada recentemente, está parada há vários dias.
Jairo Puffal disse que pretende buscar informações diretamente sobre a situação e afirmou que vai verificar o motivo da interrupção dos trabalhos. De acordo com o vereador, a estrada é bastante utilizada, especialmente neste período de chuva, safra e colheita, o que aumenta a preocupação dos moradores.
“A população está me cobrando. Vou ter que ir lá verificar por que aquela obra está parada. É tempo de chuva, tempo de safra, colheita, e aquela estrada era muito usada. Agora ela está praticamente intransitável por conta da obra”, afirmou o vereador durante a sessão.
Ainda conforme Puffal, a paralisação não seria recente. Ele afirmou acreditar que os trabalhos estejam parados há cerca de 20 a 30 dias. O parlamentar destacou que, embora os agricultores consigam buscar alternativas por outros acessos, a comunidade quer uma resposta clara sobre o que está acontecendo e quando a obra será retomada.
A pavimentação asfáltica em CBUQ na Linha Jundiaí foi oficializada pela Prefeitura de Nova Santa Rosa no dia 20 de abril. O investimento anunciado é de R$ 5.950.000,00, sem contrapartida do município, com recursos provenientes do Governo do Estado.
O projeto prevê a pavimentação de 5.588,57 metros lineares de estrada rural, totalizando uma área de 33.531,42 metros quadrados. A obra é considerada importante para melhorar o acesso no interior, facilitar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança aos moradores.
Além da cobrança sobre o asfalto, Jairo Puffal também comentou a situação de um poço previsto para a Linha Jundiaí. Segundo ele, moradores da comunidade também têm questionado o andamento do serviço, já que poços em outras localidades, como Santa Fé, teriam sido executados.
O vereador afirmou que recebeu a informação de que a equipe responsável pelos poços estaria em período de férias e deve retornar no dia 29. Também teria faltado material, como canos, para dar continuidade ao serviço. Apesar disso, ele disse que o poço da Linha Jundiaí deve ser realizado em breve.
A principal cobrança apresentada por Jairo Puffal, no entanto, foi em relação à pavimentação. Para o vereador, a população precisa receber uma explicação sobre o motivo da paralisação, especialmente por se tratar de uma obra de grande investimento público e que foi iniciada há pouco tempo.