Neste sábado (04), policiais federais da Delegacia da Policia Federal de Foz do Iguaçu, equipe em serviço no NEPOM (Núcleo Especial de Policia Marítima) com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, durante ação alusiva a "Operação Hórus", quando patrulhavam as margens do Rio Paraná, atenderam um chamado de apoio a Marinha do Paraguai a qual comunicou a apreensão de uma embarcação com produtos alimentícios no lado paraguaio defronte ao Porto Escadinha.
Diante das informações, na margem do lado brasileiro apreenderam aproximadamente 4 toneladas de produtos alimentícios e detiveram 45 pessoas, todos paraguaios que atravessaram o Rio Paraná do lado paraguaio para o lado brasileiro para servir como carregadores da carga alimentícia e quebrando as regras sanitárias de combate a Pandemia Coronavírus - COVID 19
No local foi constatado contrabando, entrada e atividade irregular no Brasil, infringir a Portaria n 8 de abril de 2020, que dispõem sobre a restrição excepcional e temporária de estrangeiros, conforme recomendação da ANVISA.
Na ação policial apreenderam aproximadamente 4 (quatro) toneladas de produtos alimentícios, 3 (três) veículos que transportavam parte da carga e detiveram 45 (quarenta e cinco) paraguaios que além de estarem em território nacional sem a devida documentação legal, desobedeceram as regras sanitárias impostas pelo Brasil e Paraguai e Portaria 8 de 03.04.2020, entrando no Brasil de forma irregular, pelo Rio Paraná.
A carga de produtos alimentícios: Açúcar, Óleo Vegetal, Ovos e Salchicha foram apreendidos e juntamente com os veículos a encaminhada para a Alfândega da Receita Federal do Brasil. Os paraguaios foram encaminhados a Ponte Internacional da Amizade para procedimentos migratórios e aplicação da Portaria 8 de 02/04/2020 e entregues as autoridades do Paraguai para as providências cabíveis.
OBS: A carga de produtos alimentícios apreendida destinava-se a um depósito em território Paraguai onde seria comercializada. Os paraguaios tinham a função de atravessar a carga.
Fazem parte da Operação Hórus PF, PRF, RF - Alfândega, COBRA/BPFRON/PM/PR, BOPE/PM/MS, DOF/MS, COPE e TIGRE PC/PR, FNSP e Exército do Brasil, com o apoio da SEOPI/MJSP.