Segundo a Polícia Federal de Cascavel, o equipamento de Raio X presente no Aeroporto Municipal da cidade é falho. Onze fuzis foram despachados daqui para o Rio de Janeiro dentro de uma fritadeira, junto com carregadores e dois tabletes de cocaína.
Segundo o Delegado Marco Smith, da PF, antes do despache da carga havia a suspeita do ilícito, mas a abordagem não foi realizada na cidade devido a falta de certeza sobre o caso. De acordo com ele, "ponto de vista do crime organizado seria mais interessante prender o destinatário", que foi o que aconteceu.
Após a saída da carga com destino ao Rio de Janeiro, a Polícia Federal carioca foi acionada e o destinatário das armas foi preso em flagrante recebendo o contrabando. O armamento de grosso calibre era destinada a facções criminosas da cidade.
O delegado ainda afirmou que a investigação aponta que outras remessas de contrabando já foram enviadas ao mesmo destinatário. A apreensão de armas é a primeira no Aeroporto em Cascavel, mas há registros de apreensões de eletrônicos e até lagartos no local.
Segundo Smith, a PF está em contato com a empresa que realizou o despache das armas para obter dados e continuar a investigação, a fim também de conseguir manter uma fiscalização minuciosa.